
Carnaval é a época do ano para descansar e se divertir. Muita música e animação até Quarta-Feira de Cinzas! Mas qual o melhor Carnaval do Brasil? Quais os melhores lugares para viajar no Carnaval?
Esse feriadão é uma ótima oportunidade para curtir com amigos e familiares. Para quem está solteiro são dias de muita azaração e, quem sabe, encontrar um amor de Carnaval.
Uma das coisas mais bacanas do Carnaval no Brasil é que ele possui muitas facetas.
As tradições e regionalidades fazem com que os festejos sejam diferentes.
Então vem comigo descobrir comigo lugares bons para ir no Carnaval! Sem medo de ser feliz!
10 melhores carnavais do Brasil
10 melhores carnavais do Brasil
Belo Horizonte (BH): Melhor Carnaval do Brasil
Com certeza o melhor, se você já viajou para curtir o carnaval vai entender que Belo Horizonte tem o povo mais receptivo do Brasil! A culinaria rica com o famoso pão de queijo, almoçar o tropeiro mais gostoso do Brasil com o povo divertido, humilde e animado. Quem já passou o carnaval em BH sabe que BH é um país!
Gratuito, diversificado e democrático: esse é o perfil da folia da capital mineira durante o feriado do Carnaval. Blocos de Rua desfilam por todas as regiões da cidade durante o dia no formato de cortejos e festas e bailes acontecem durante à noite.
Existem blocos de todos os tipos no Carnaval de BH: parados, andantes, com trios elétricos, com palcos, tradicionais, de bairro, caricatos, temáticos, infantis, LGBT, que começam bem cedinho e que tocam todos os estilos musicais! Em 2023, mais de 240 cortejos com ritmos e públicos diversos tomaram as ruas da cidade e arrastaram multidões de aproximadamente 5 milhões de pessoas.
O Carnaval de Rua de Belo Horizonte é dividido entre o Pré-Carnaval, o Carnaval e o Pós-Carnaval.
Salvador (BA)
Em Salvador encontramos um dos melhores carnavais do Brasil! Cheio de axé, afro reggae e pagode.
Uma multidão atrás dos trios elétricos que percorrem os circuitos de Salvador! Simplesmente um mar de gente!
São horas e horas seguidas de pura energia animadas por grupos como Chiclete com Banana e cantoras incríveis como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Claudia Leitte.
Ao todo são 7 percursos, eis os mais famosos:
- Barra-Ondina (Dodô): à beira da praia, com a linda vista do Farol da Barra até Ondina; e
- Campo Grande (Osmar): o mais antigo, que percorre o centro de Salvador.
Para ficar na área das cordas do circuito de trio elétrico é preciso comprar um abadá, uma espécie de “camisa-entrada”, que não é barato. Mas é diversão garantida e muita pegação.
Se não tiver grana, você pode acompanhar o trio na área de fora das cordas, cujo apelido é “pipoca”.
Para quem prefere um pouco mais de tranquilidade, há os camarotes montados ao longo do percurso, que oferecem alimentação, shows próprios e uma vista privilegiada do Carnaval de Salvador.
Recife (PE)
Um dos melhores locais para passar Carnaval é em Recife.
Você já deve ter ouvido falar no Galo da Meia-Noite? O bloco que começa a concentração no sábado de manhã e só sai para desfilar às 19h30, levando consigo uma multidão pelas ruas do Recife.
O Galo da Madrugada marca o início do Carnaval de Recife.
Em Recife, o ritmo da festa é o frevo.
Também são realizados muitos shows, com artistas como Zé Ramalho e Alceu Valença.
Olinda (PE)
Ainda em Pernambuco, encontramos outro ícone de onde passar o Carnaval no Brasil. A graciosa e colorida Olinda!
Os bonecos gigantes de Olinda são os famosos símbolos do Carnaval de Olinda, que homenageiam artistas e políticos, seguindo uma antiga tradição datada de 1919. Nesse ano houve o desfile do primeiro boneco de Olinda, o Zé Pereira.
Há blocos históricos como o Homem da Meia Noite, fundado em 1931, que sai sábado e domingo à meia-noite, óbvio. Ou o Bacalhau do Batata, que desfila na Quarta-Feira de Cinzas, tendo sido criado por um garçom que não podia festejar porque estava trabalhando durante os dias de Carnaval.
Tudo ao som de muito frevo e maracatu.
Os blocos e festas são organizados pelas mais de 300 repúblicas estudantis de Ouro Preto. Alguns dos blocos mais badalados são o Bloco do Caixão, o Bloco Cabrobró, o Bloco da Praia e o Bloco Chapado.
Florianópolis (SC):
A capital de Santa Catarina tem vários blocos misturados com a praia e é o Carnaval mais animado da região sul do Brasil. Por conta disso, Santa Catarina entra na lista de melhor Carnaval do Brasil.
É o Carnaval da Magia, um trocadilho com o apelido de Floripa, a “ilha da magia”.
Há desfile de escolas de samba e, principalmente, vários blocos que se misturam com o clima praiano de Florianópolis.
Diamantina (MG)
Outra cidade histórica de Minas Gerais que possui um dos melhores carnavais do Brasil. Diamantina é pura animação.
Tudo, claro, com muita alegria universitária.
Manaus:
O Carnaval em Manaus é o maior da região Norte do Brasil e acontece no Sambódromo de Manaus (também chamado de Centro de Convenções do Amazonas). Entra fácil na seleção de melhor Carnaval do Brasil.
Curiosidade: as festas de Carnaval em Manaus começaram no auge do ciclo da borracha, restrita à elite da época. O primeiro desfile de escola de samba só aconteceu em 1947.
Ao lado do desfile, Manaus é um dos lugares para ir no Carnaval por conta dos diversos blocos, sendo alguns dos mais populares a Bando do Boulevard e a Bando do Galo.
O lindo Teatro Amazonas é palco de concurso de máscaras e fantasias. Uma tradição que se perdeu em outras cidades, mas continua viva e forte e Manaus.
Rio de Janeiro (RJ):
Claro que a lista de melhores lugares para viajar no Carnaval começa com o Rio de Janeiro.
Afinal, é a festa carioca é internacionalmente famosa! É o campeão da minha lista de melhor Carnaval do Brasil.
O desfile das escolas de samba, realizado no Sambódromo, encanta com a beleza e criatividade dos carros-alegóricos. Mangueira, Portela, Mangueira, Beija-Flor… são tantas escolas que disputam o título de campeã e dividem os corações dos cariocas.
A energia da bateria de uma escola de samba é contagiante. É indescritível ouvir ao vivo uma bateria atravessando o Sambódromo.
Como diz o samba: “explode coração na maior felicidade!”.
Para assistir o desfile no Sambódromo há desde ingressos a preços populares em arquibancada a camarotes mega produzidos cheios de celebridades.
O Carnaval de rua no Rio de Janeiro também é intenso, com uma infinidade de blocos que tomam as ruas da cidade. Há aqueles com muita inovação como Sargento Pimenta (que toca Beatles em ritmo de samba) ou Toca Rauul (Raul Seixas).
Há também blocos tradicionais como o Cordão do Bola Preta, Sovaco de Cristo e Carmelitas, bem como mega-blocos como Bloco da Anitta e Monobloco.
São Paulo (SP)
Por muitos anos falava-se que São Paulo era o “túmulo do samba”, apelido dado por Vinícius de Moraes. Os paulistanos viajavam para o litoral para passar o feriado e a cidade ficava deserta.
Não mais. Tudo Isso é coisa do passado!
As escolas de samba de São Paulo importaram carnavalescos do Rio e a festa hoje se tornou grandiosa. Gaviões da Fiel e Vai-Vai são algumas das escolas do desfile principal de São Paulo, que acontece no Sambódromo do Anhembi.
Ao lado disso, o Carnaval de rua, cheio de blocos, foi revitalizado.
Os paulistanos continuam viajando para o litoral? Muitos, sim, mas agora os turistas vão pular Carnaval em São Paulo, fazendo com que a cidade entre na lista de melhor Carnaval do Brasil.